O Rally de Regularidade é uma prova fora de estrada, onde o carro que mantiver a maior regularidade, mantendo a velocidade, especificada na planilha, durante o trajeto, passando pelos pontos de cronometragem, na sua hora ideal ganha a prova. Essa modalidade de Rally é derivada dos RAIDs de Jeep, e é uma idéia nacional, que hoje está sendo difundidas em outros paises. O Rally de Regularidade vem fazendo bastante sucesso no Brasil nesses últimos anos, pois é uma das categorias mais acessíveis para quem quer começar no automobilismo fora de estrada. Nas categorias de base nenhuma modificação no carro é necessária.
As competições que se destacam são: O Rally Universitário Fiat, que é aberto a todos os tipos de veículos e pessoas, não sendo necessário ser universitário. Os rallys monomarcas de algumas fabricas como: Rally Mitsubishi Motorsport, Copa Peugeot e Copa Troller, essas provas acontecem em varias cidades do Brasil. E provas de alguns clubes ou federações que também estão organizando rallys de regularidade.
Todo carro que participa do rally de regularidade tem alem do piloto um navegador, que é o responsável por informar a velocidade, caminho e tempo ideal. Um pouco antes da largada todo navegador recebe uma planilha, que é onde está descrito o trajeto, velocidade e tempo. A largada acontece de 1 em 1 minuto ou de 30 em 30 segundos. Na largada o navegador dispara o cronômetro para usar junto com os tempos da planilha, e durante a prova vai “cantando” para o piloto ex: “velocidade 30 km/h em 500 metros vire a direita, estamos 5 segundos atrasados.” E para saber se está no tempo ideal o navegador precisa de no mínimo um cronômetro e uma calculadora. A dificuldade para o piloto é manter o carro na velocidade estabelecida, o aumentando e diminuindo de velocidade para passar em lombadas, curvas fechadas e mudança de media na planilha.
Na planilha existem 3 tipos de trechos Velocidade (v) que é onde existe uma velocidade média a ser cumprida, Deslocamento (d), e onde se tem um tempo para se chegar em um local estabelecido, e o Neutro (n) são alguns minutos que você tem para esperar. Normalmente no meio da prova tem um Neutro maior para descanso, lanche ou banheiros.
Durante o trajeto da prova que tem entre 40km e 400km existem pontos secretos pré determinados de cronometragem (PC) mais ou menos 20 por prova ou 60 se a organização utilizar algum sistema de GPS para a cronometragem. O objetivo é passar na hora ideal nesses pontos, essa hora ideal é o tempo que demora para percorrer o caminho na velocidade média indicada na planilha.
Quem fizer menos pontos ganha a prova. A pontuação na maioria das provas funciona assim: cada segundo atrasado ou adiantado que passar pelo PC ganha um ponto, não passar pelo PC ganha 900 pontos.
As categorias mais elevadas podem usar alguns aparelhos que facilitam a navegação, como o Totem Colosso, que é um hodômetro digital aferível, programável com a planilha. Ele calcula automaticamente quantos segundos a equipe está atrasa ou adiantada e também informa a velocidade média a ser cumprida.
muito bommm
ResponderExcluirUma pequena correção: o rallye não tem origem no Brasil e sim na Europa. No Brasil existe, que eu tenho notícias, desde os anos 60. Veja Rallye da Integração Nacional, Rallye Nova Dimensão, Campeonato Brasileiro de Rallye de Regularidade
ResponderExcluircorrigindo a corre'cao: rally de regularidade existe somente no Brasil, no restante do mundo existem rallys de velocidade, planilhados, porem de velocidade
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