quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aprenda a Navegar - Rally de Regularidade

Rally de RegularidadeNesse artigo vamos tentar explicar como funciona o Rally de Regularidade, como se fosse um curso virtual e dicas de navegação.


O Rally de Regularidade é uma prova fora de estrada, onde o carro que mantiver a maior regularidade, mantendo a velocidade, especificada na planilha, durante o trajeto, passando pelos pontos de cronometragem, na sua hora ideal ganha a prova. Essa modalidade de Rally é derivada dos RAIDs de Jeep, e é uma idéia nacional, que hoje está sendo difundidas em outros paises.  O Rally de Regularidade vem fazendo bastante sucesso no Brasil nesses últimos anos, pois é uma das categorias mais acessíveis para quem quer começar no automobilismo fora de estrada. Nas categorias de base nenhuma modificação no carro é necessária.
As competições que se destacam são: O Rally Universitário Fiat, que é aberto a todos os tipos de veículos e pessoas, não sendo necessário ser universitário. Os rallys monomarcas de algumas fabricas como: Rally Mitsubishi Motorsport, Copa Peugeot e Copa Troller, essas provas acontecem em varias cidades do Brasil. E provas de alguns clubes ou federações que também estão organizando rallys de regularidade.

Todo carro que participa do rally de regularidade tem alem do piloto um navegador, que é o responsável por informar a velocidade, caminho e tempo ideal. Um pouco antes da largada todo navegador recebe uma planilha, que é onde está descrito o trajeto, velocidade e tempo. A largada acontece de 1 em 1 minuto ou de 30 em 30 segundos. Na largada o navegador dispara o cronômetro para usar junto com os tempos da planilha, e durante a prova vai “cantando” para o piloto ex: “velocidade  30 km/h em 500 metros vire a direita, estamos 5 segundos atrasados.” E para saber se está no tempo ideal o navegador precisa de no mínimo um cronômetro e uma calculadora. A dificuldade para o piloto é manter o carro na velocidade estabelecida, o aumentando e diminuindo de velocidade para passar em lombadas, curvas fechadas e mudança de media na planilha.

Na planilha existem 3 tipos de trechos Velocidade (v) que é onde existe uma velocidade média a ser cumprida, Deslocamento (d), e onde se tem um tempo para se chegar em um local estabelecido, e o Neutro (n) são alguns minutos que você tem para esperar. Normalmente no meio da prova tem um Neutro maior para descanso, lanche ou banheiros.

Durante o trajeto da prova que tem entre 40km e 400km existem pontos secretos pré determinados de cronometragem (PC) mais ou menos 20 por prova ou 60 se a organização utilizar algum sistema de GPS para a cronometragem. O objetivo é passar na hora ideal nesses pontos, essa hora ideal é o tempo que demora para percorrer o caminho na velocidade média indicada na planilha.
Quem fizer menos pontos ganha a prova. A pontuação na maioria das provas funciona assim: cada segundo atrasado ou adiantado que passar pelo PC ganha um ponto, não passar pelo PC ganha 900 pontos.

Rally de RegularidadeAs categorias mais elevadas podem usar alguns aparelhos que facilitam a navegação, como o Totem Colosso, que é um hodômetro digital aferível, programável com a planilha. Ele calcula automaticamente quantos segundos a equipe está atrasa ou adiantada e também informa a velocidade média a ser cumprida.

3 comentários:

  1. Uma pequena correção: o rallye não tem origem no Brasil e sim na Europa. No Brasil existe, que eu tenho notícias, desde os anos 60. Veja Rallye da Integração Nacional, Rallye Nova Dimensão, Campeonato Brasileiro de Rallye de Regularidade

    ResponderExcluir
  2. corrigindo a corre'cao: rally de regularidade existe somente no Brasil, no restante do mundo existem rallys de velocidade, planilhados, porem de velocidade

    ResponderExcluir